Meio Ambiente
Pelotas terá mais três pontos de descarte de óleo
Projeto Óleo Sustentável completa três anos acumulando cerca de 45 toneladas de sabão produzidas a partir da reciclagem
Foto: Gustavo Vara/Ascom - DP - Óleo reciclado é transformado em produtos de higiene e limpeza
No mês em que o projeto Óleo Sustentável, do Sanep, completa três anos, não faltam motivos para comemorar. Um deles aconteceu nesta quarta-feira (16), com o lançamento de novos pontos de descarte do material em três locais da cidade: no Pop Center, na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS) e no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
Além do convênio com a cooperativa Nova Esperança, onde fica a usina de processamento, o papel social do projeto também ficou evidenciado durante a pandemia, lembrou o idealizador do Óleo Sustentável e coordenador do departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso. "No período mais crítico, encaminhamos 100% da produção aos centros de saúde para auxiliar no combate ao vírus", disse, complementando que é mensal a destinação dos materiais de limpeza a 20 instituições.
As doações serão ampliadas com o convênio firmado entre o projeto e a Secretaria de Assistência Social, simbolizada nesta quarta pela entrega de 500 unidades de sabão. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) explicou que os sabões vão integrar as cestas básicas entregues pelo Município, auxiliando nas rotinas de higiene e limpeza das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Conheça alguns números
As três estruturas anunciadas somam-se a outras 23 já distribuídas pela cidade, em espaços de ampla visibilidade, como supermercados e postos de gasolina, e lugares estratégicos como o Mercado Central e o Parque Una. Desde a criação do projeto, em 2019, 55 mil litros foram retirados do meio ambiente e 45 toneladas de sabão reciclado foram produzidas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário